SDSN Global
A escala do desafio do desenvolvimento sustentável global não tem precedente. Conquistamos grandes avanços no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (#ODM) lançados no ano 2000, porém mais de um bilhão de pessoas continuam a viver em condições de extrema pobreza e a desigualdade e a exclusão social aumentam na maioria dos países. Durante a Rio+20 (2012), foi vislumbrada a necessidade de um trabalho sequencial aos ODM, com o objetivo de construir um mundo ambientalmente, economicamente e socialmente mais sustentável, abrangendo crescimento econômico inclusivo e sustentável; desenvolvimento social; proteção ambiental; e, erradicação da pobreza e da fome. Assim, surgiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (#ODS), que serão adotados globalmente ao término dos ODM, em setembro de 2015.
Na estruturação desta iniciativa, as Nações Unidas reconheceram “que metas, objetivos e marcos são essenciais para a medição e aceleração do progresso na direção do desenvolvimento sustentável e concorda em lançar um processo inclusivo para elaborar até 2015: a) um conjunto de Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável que reflitam um tratamento integrado e balanceado das três dimensões do desenvolvimento sustentável, que sejam consistentes com os princípios da Agenda 21, e sejam universais e aplicáveis a todos os países, mas dando espaço para abordagens diferenciadas entre países; b) um mecanismo para acompanhamento e relatório periódicos sobre o progresso realizado na direção de sua implementação.” (The Future We Want, 2012).
Nesse contexto, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou o lançamento da Sustainable Development Solutions Network (SDSN) em 09 de Agosto de 2012, com o objetivo de mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções para problemas de desenvolvimento sustentável em escalas locais, nacionais e globais. A SDSN acelera o aprendizado conjunto e tem como objetivo ajudar a superar a fragmentação do trabalho técnico e político, promovendo abordagens integradas para os desafios econômicos, sociais e ambientais que o mundo enfrenta. A Rede tem um papel especial no aconselhamento à ONU sobre os ODS e a seleção de indicadores adequados para seu monitoramento, que devem representar realidades locais e serem passíveis de comparação em escala global.
Para alcançar resultados concretos e comparáveis e, instalar um sistema de compartilhamento de experiência para enriquecimento de ações, a SDSN Global se desenvolve em redes nacionais e regionais. Essas redes são estabelecidas para acelerar a resolução de problemas práticos para o desenvolvimento sustentável em escala local, regional e nacional. Atualmente existem mais de 20 redes nacionais e regionais.
Para saber mais sobre a SDSN Global clique aqui.
SDSN no mundo