SDSN lança nova edição do guia “Acelerando a Educação para os ODS nas Universidades”

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (SDSN) acaba de lançar  a nova edição do guia “Acelerando a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Universidades”. O documento, criado inicialmente em 2017, nasceu com o objetivo de ajudar as instituições de ensino a pôr em prática a “Educação para os ODS”. O manual apresentado esta semana durante a Conferência Internacional Sobre Desenvolvimento Sustentável 2020 (ICSD) é uma atualização da seção Educação do documento Introdução aos ODS nas Universidades, criado em 2017.

O guia foi preparado em parceria com a Rede Regional SDSN da Austrália, Nova Zelândia e Pacífico, a Universidade Politécnica de Madri e a Monash University, incluindo contribuições de dezenas de instituições de ensino superior em todo o mundo.

Faltando apenas dez anos para o cumprimento da Agenda 2030 e diante das graves consequências das mudanças climáticas e da pandemia da Covid-19, a necessidade de resolver desafios nunca foi tão urgente. Neste sentido, as universidades têm um papel único e crítico em atender a essa necessidade, incentivando e motivando os alunos a contribuírem com práticas de desenvolvimento sustentável para o mundo.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, o guia visa inspirar as universidades a agirem nesse processo de transformação, independentemente do seu contexto ou ponto de partida. O documento oferece abordagens práticas e orientações, demonstrando diferentes formas em que o método em questão pode ser implementado nas instituições com rapidez e profundidade. O relatório é acompanhado por um site com cerca de 50 exemplos de como universidades no mundo inteiro já estão acelerando a implementação de “Educação para os ODS”.

Para baixar o guia completo, acesse https://resources.unsdsn.org/accelerating-education-for-the-sdgs-in-universities-a-guide-for-universities-colleges-and-tertiary-and-higher-education-institutions

Publicada em 29 de setembro de 2020 e está arquivada em Notícias e Eventos.