Plataforma on-line de produtos naturais da Amazônia gera consumo inclusivo e sustentável


 

A plataforma on-line AmazoniAtiva disponibiliza produtos e ativos de recursos naturais da floresta amazônica produzidos por agricultores, comunidades e povos locais. Lançada em 2019 para atender Rondônia, atualmente a plataforma já atua nos nove estados que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas através da promoção de um crescimento econômico inclusivo e sustentável. 

Os produtos podem ser adquiridos através do site da AmazoniAtiva (amazoniativa.com), diretamente com os produtores. Para os interessados em vender os produtos na plataforma, é necessário preencher o formulário e o termo de anuência disponíveis no site e aguardar o contato da equipe da ONG BVRio, uma organização sem fins lucrativos que incentiva as leis ambientais e a economia verde.

Com o propósito de promover a bioeconomia da Amazônia, a plataforma foca em iniciativas que respeitem a legislação ambiental, valorizem a diversidade cultural, contribuem para a redução do desmatamento e promovem a igualdade de gênero. Atualmente, a vitrine on-line reúne mais de 40 empreendimentos parceiros e possibilita o acesso legal aos produtos da Amazônia no mundo inteiro.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD), por intermédio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF).

 

Publicada em 24 de setembro de 2020 e está arquivada em Notícias e Eventos.


Top