Professores e pesquisadores da PUC-Rio apontam a importância do ensino e pesquisa voltados para a sustentabilidade, durante Conferência Anual da SDSN Brasil


Professora do Departamento de Geografia da PUC-Rio e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade, Agnieszka Ewa Latawiec

 

O último dia da Conferência Anual da SDSN Brasil foi dedicado a apresentar as iniciativas e parcerias da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no caminho da educação para a ciência da sustentabilidade. Professores e pesquisadores da instituição apresentaram projetos de ensino e pesquisa com destaque para o Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade, lançado este ano, que tem como um dos objetivos capacitar profissionais de diferentes setores para lidar com os desafios da sustentabilidade, além de contribuir para a incorporação de políticas e práticas sustentáveis nos setores público e privado. 

Agnieszka Ewa Latawiec, professora do Departamento de Geografia da PUC-Rio e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade, falou com entusiasmo do mais novo curso da Universidade, que teve início em agosto. 

“Esse é o primeiro mestrado profissional em ciência da sustentabilidade do Brasil coordenado também pelos professores Bernardo Strassburg (PUC-Rio), professor Fabio Scarano (UFRJ). É um novo campo de ciência. Não temos muitos cursos nessa área de sustentabilidade, mas é um tendência crescente mundial que trata tópicos relacionados a transdisciplinaridade e também aborda ferramentas e soluções para grandes temas e grandes desafios do sistema, tendo duas linhas de pesquisa; Sistemas socioecológicos e sistemas sociotecnológicos”, pontuou Agnieszka.

Ainda durante a conferência o diretor do Departamento de Teologia, Padre Waldecir Gonzaga, usou sua fala para pontuar as contribuições do departamento ensino e pesquisa voltados para temas socioambientais. Entre os muitos projetos realizados pela Teologia, ele lembrou do Congresso da ANPTECRE, realizado em setembro de 2019, que reuniu mais de 700 pessoas, para discutir questões sobre Religião e Crise Socioambiental. 

“No congresso mostramos um pouco do que a Ciência da Religião e a Teologia juntas podem, enquanto área da Capes 44, produzir na área da pesquisa e do ensino neste campo. Posso dizer que os resultados foram ótimos, muito positivos. Do encontro surgiram artigos que já foram publicados em revistas teológicas espalhadas pelo Brasil e antes do fim do ano sairá um livro com o resultado das discussões da sete mesas temáticas. Ali vocês vão encontrar discussões sobre diversos temas, de gênero, violência, água, Amazônia, entre outros. O livro sairá pela Editora PUC nas versões impressa e também em formato e-book”, adiantou o diretor. 

Juliano Assunção, professor do departamento de Economia, aproveitou sua participação para falar sobre a parceria da PUC-Rio com Climate Policy Initiative (CPI), uma organização com experiência na análise de políticas públicas e finanças que tem como objetivo central fazer uma ponte entre a academia e políticas públicas com intuito de ajudar instituições, governo e empresas privadas a alcançar uma economia sustentável e mais inclusiva. Dentro do CPI encontra-se o Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas (NAPC), escritório da organização no país, coordenado pelo professor.  O núcleo produz estudos sobre políticas públicas apontando áreas que precisam ser melhoradas para garantir o crescimento econômico aliado a conservação ambiental. 

 

Juliano Assunção, professor do departamento de Economia da PUC-Rio

 

Participaram ainda do painel o coordenador Mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental, professor Celso Romanel, o coordenador da Pastoral Universitária Anchieta, Pe. José Abel de Sousa, o diretor do BRICS Policy Center: Centro de Estudos e Pesquisas BRICS, Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves e a Coordenadora Central de Cooperação Internacional (CCCI) da PUC-Rio, professora Angela Paiva, a mediação ficou por conta de Oscar Graça Couto, Membro do Comitê Executivo da SDSN Brazil. 

Com o tema central “Cooperação para um futuro equitativo”, o encontro reuniu nos dias 28, 29 e 30, especialistas e profissionais de áreas ligadas a temas socioambientais para debater a Agenda 2030 e divulgar iniciativas e soluções que ajudem atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Publicada em 30 de outubro de 2020 e está arquivada em Notícias e Eventos.


Top